Perguntas Frequentes

  • Como funciona?

    O Centro Universitário “Católica de Quixadá” compreenderá a educação a distância como uma estratégia para o desenvolvimento da educação brasileira, sobretudo nas regiões onde o acesso à educação ainda é dificultado. Destaque-se que sua atuação no ensino presencial poderá se constituir em uma possibilidade futura de oferta do ensino a distância.

  • Como saber se a instituição é credenciada pelo MEC?

    Para conferir se uma instituição é credenciada pelo MEC, entre no site www.educacaosuperior.inep.gov.br e use as palavras-chave e/ou expressões:"instituições de educação superior", "cursos de graduação", "autorização" ou "credenciamento".

  • Como tiro minhas dúvidas?

    Se surgirem dúvidas, você pode entrar em contato através dos nossos canais de atendimento:E-mail: [email protected]: (88) 3412 6701Celular/Whatssapp: (88) 9 9793 0373

  • O que é Educação a Distância?

    O processo de ensino e aprendizagem passou por grandes mudanças. Antes, fazer um curso a distância exigia muita autodisciplina e automotivação, uma vez que era uma atividade muito solitária. Agora, com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), a EaD continua como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicação instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal.

  • Qual legislação regula a Educação a Distância?

    As bases legais para a modalidade de Educação a Distância estão estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, regulada pelo decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e pela portaria normativa nº40, de 12 de dezembro de 2007.

  • O que é um polo de apoio presencial?

    Os polos de apoio presencial querem ser a presença e expressão do padrão de qualidade UNICATÓLICA, oferecendo o espaço físico e o apoio presencial essenciais ao corpo discente, que em suas dependências realizarão atividades de cunho educacional, conforme prescrito nas normas institucionais e legais: as avaliações presenciais, os acompanhamentos, as orientações aos estudos, as práticas laboratoriais e demais atividades previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Em suas instalações estão incluídas: salas de aula, secretaria, laboratório de informática, biblioteca com sala de estudos, sala de tutoria e área de convivência. Os Polos de Apoio Presenciais terão um coordenador com titulação em programas de pós-graduação lato sensu ou superior e formação específica em EaD.

  • O que é o professor formador?

    Função será a gestão acadêmica da disciplina, bem como a articulação com os tutores presenciais e os tutores a distância, visando uma abordagem integrada do conteúdo, baseando-se na proposição de problemas, promovendo processos de ensino e aprendizagem ativos, críticos e criativos que beneficiem a construção do conhecimento.

  • O que é o tutor presencial?

    Atuará nos polos de apoio presencial, orientando os discentes, em horários preestabelecidos, no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo, podendo reunir os alunos de uma mesma disciplina em grupos menores para promoção de debates, discussões e compartilhamento de informações, provocando reflexões acerca de um assunto, expandindo, assim, os processos cognitivos ligados ao modelo de ensino e aprendizagem mais participativo.

  • O que é o tutor EaD?

    Mediará os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes, conforme as demandas didático-pedagógicas da estrutura curricular, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, que disponibiliza ferramentas de comunicação, acompanhamento e gestão de cursos.

  • O que é o AVA?

    Esses Ambientes Virtuais de Aprendizagem são sistemas on-line que agregam ferramentas para a criação, tutoria e gestão de atividades, viabilizando a interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento.2 Os AVA também são conhecidos como Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gerenciamento do Aprendizado.